Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Jogos Vorazes (2012)

Como fã número 1 de Jogos Vorazes, pretendo começar a fazer aqui um "super combo" do primeiro, ao último filme com resenha e crítica.
Bom, este é apenas o primeiro, então vamos lá.
(Contém alguns spoilers rsrsrs)





Na história temos uma América do Norte pós-apocalíptica, quando o território é dividido em 12 distritos controlados pela Capital (um governo totalmente opressor).

Logo após de uma falha tentativa (através de uma revolta) dos distritos de tirar a Capital de sua posição dominadora, a Capital resolve criar os “Jogos Vorazes”.
Que consiste em um campeonato televisionado onde cada distrito deve oferecer uma menina e um menino de 12 à 18 anos como tributo, para lutar até a morte em uma arena. Deve restar apenas 1 sobrevivente, que será o ganhador.

Após a irmã de Katniss Everdeen (protagonista) ser sorteada no primeiro ano que participaria, Karniss se oferece como tributo para lutar no lugar da irmã. No sorteio masculino, é sorteado Peeta Mellark.

Logo após isso, eles tem alguns minutos para se despedir da família e embarcar à caminho da Capital. Quando embarcam, descobrem um mundo novo, cheio de luxos e mimos. Conhecem também Haymitch o mentor deles (terá que treinar, dar dicas e ajudar). O mentor é escolhido pois já venceu os Jogos uma vez. 

Chegando na Capital, cada distrito recebe seu andar de um prédio luxuoso e cada tributo recebe uma equipe profissional para cuidar da aparência, pois os tributos tem de ficarem impressionantes e apresentáveis aos patrocinadores. É do patrocínio que virão os “mini paraquedas”, que são mantimentos. Por exemplo, se algum tributo estiver ferido mas tiver um patrocínio, este patrocínio pode enviar remédio pelo paraquedas ao tributo. Assim como também pode ganhar comida e armamentos. 

Lá na capital terão 4 dias para os tributos se prepararem. Terá a chegada e abertura, a apresentação aos patrocinadores (onde cá entre nós, a Kaniss arraasa tirando uma nota incrível), a entrevista com os tributos (aqui quem trás surpresas é o Peeta) e os treinamentos.

Quando chega o dia, os 24 tributos são transportado para arena onde terão que lutar pela sobrevivência. Logo na arena, dão de cara com a Cornucópia que está cheinha de mantimentos para a sobrevivência deles (mas quem se arrisca a ir lá pegar?). Logo de cara os mais fracos já morrem tentando pegar mantimentos ou tentando correr. Katniss consegue apenas uma mochila um pouco longe da Cornucópia, e corre para longe.

Daí em diante, Katniss tem que lutar sozinha pela sobrevivência, achar comida e se manter hidratada. Lá ela enfrenta muitos desafios, como as emboscadas de outros competidores e dos próprios organizadores, os ferimentos cada vez mais graves e a decepção de ver Peeta formar uma aliança com outros competidores mais fortes.

Com tudo isso, Katniss se dá bem, consegue um arco e forma uma aliança com Rue uma menininha de 12 anos do distrito 11. Katniss então, cuida da menina como se fosse sua irmã, uma relação muito linda que as duas formam.

Logo após a menina nos fazer chorar, os organizadores dão um recado para os tributos. As regras haviam mudado e poderia haver mais de 1 ganhador, contando que fossem 2 pessoas do mesmo distrito. Katniss vai à procura de Peeta, que havia sofrido um atentado dos seus “antigos amigos”, mas ainda estava vivo. Os dois então começam a se ajudar e formam um romance que enche Gale de ciúme (melhor amigo de Katniss que assite tudo de casa).

Logo após isso, Katniss e Peeta conseguem sopa de algum patrocinador e também pomada para o Peeta em um “banquete” que aconteceu para os tributos, onde tinha uma sacola para cada distrito com comida e mantimentos.

No final, sobra apenas Peeta, Katniss e um rapaz treinado do distrito 2. Então a organização decide soltar uns “monstrinhos” criado pela própria organização, atrás dos últimos 3 tributos. E é aí que ficam os 3 cara a cara em cima da Cornucópia tentando lutar para sobreviver. O rapaz do distrito 2 então perde e é jogado para baixo onde morre devorado e com uma flecha jogada por Katniss. 

Quando Katniss e Peeta acham que já está ganho, recebem uma informação da organização. As regras haviam mudado novamente e só poderia haver apenas 1 sobrevivente. E é quando Katniss e Peeta ameaçam comer veneno para morrer os dois juntos, que a organização dá outro recado. Neste caso, os dois sairiam vencedores.

Após a comemoração, os tributos voltaram para seu distritos. Mas será que o prefeito da Capital gostou dessa história? Acredito que não. O que será que ele fará depois? Fica no ar aí para o próximo filme. (Ou próxima resenha aqui do blog né? rsrsrs).

Informações do Filme:


Título original: The Hunger Games

Duração: 2h 22min

Direção: Gary Ross 

Data de lançamento no Brasil: 23 de março de 2012.

Roteiro: Baseado na série de livros da Suzanne Collins.

Elenco principal: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth.

Gênero: Ação, aventura, romance, drama, fantasia e ficção científica.



Crítica:



Juro para vocês, eu AMO Jogos Vorazes. Sou muito fã! E claro que sou suspeita para dar minha crítica ao filme aqui, já que sou louca por ele. 

Bom, nunca li os livros, mas pretendo ler sim. Já ouvi falarem que o filme segue fielmente ao livro, com apenas algumas mudanças básicas (coisa que é bem difícil achar). 

Mas acho o filme muito interessante, com seus suspenses, seu romance, o drama. Percebem como junta tudo em um só? Isso que acho incrível. O filme conseguiu juntar drama, suspense, ação (muita, muita ação) e romance tudo em um só. Acho incrível como conseguimos nos envolver na história dessa maneira. 

O filme também é bem ficção, as vezes muito fora da realidade, mas vale apena. Acho que chega a um ponto do filme que ele te envolve de uma forma que você já está lá dentro. Desvendando os mistérios, tenso, torcendo por alguém, reconhecendo os planos de tais tributos, com raiva de outros, contando quantos ainda restam na arena, juntando as peças e dicas que o filme dá, em fim. Acho incrível ser envolvido assim de tal maneira em um filme como se você estivesse participando dele. 

Eu particularmente nem pisco os olhos assistindo jogos vorazes rsrsrs... Mas vai uma dica aqui, se você não gosta de sangue, ou qualquer tipo de violência desse tipo, o filme não é recomendável. 

Mas achei ele ótimo, pra quem nunca assistiu, CORRE! 



Agora vou ficando por aqui. Bom Jogos Vorazes para vocês, e que a sorte esteja sempre ao seu favor!

2 comentários:

  1. eu amo jogos vorazes. é um dos meus livros favoritos, confessou que agora com o lançamento de um 4 livro da saga baseada na história do Snow não foi do meu agrado, mas eu queria muito desler os livros só pra ler de novo e sentir as mesmas coisas que eu senti pela 1 vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simm!! Tenho esse mesmo sentimento, queria ter o poder de esquecer todos, pra me impactar com cada detalhe da história de novo hehe

      Excluir