Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Acidente de Chernobyl - O maior acidente nuclear da história

Essa é para quem gosta de história e conhecimento! Eu particularmente gosto deste lado da história. Os acontecimentos mais marcantes.
E você já conhece ou já ouviu falar sobre o acidente de Chernobyl? Acho que quase todos já ouviram falar, mas você sabe exatamente o que aconteceu? Se ainda não sabe, vem comigo!




O que aconteceu:

No ano de 1986, os operadores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, realizaram um experimento com o reator 4. A intenção inicial era observar o comportamento do reator nuclear quando utilizado com baixos níveis de energia. Contudo, para que o teste fosse possível, os responsáveis pela unidade teriam que quebrar o cumprimento de uma série de regras de segurança indispensáveis. Foi nesse momento que
uma enorme tragédia nuclear se desenhou no Leste Europeu.

Entre outros erros, os funcionários envolvidos no episódio interromperam a circulação do sistema hidráulico que controlava as temperaturas do reator. Com isso, mesmo operando com uma capacidade inferior, o reator entrou em um processo de superaquecimento incapaz de ser revertido. Em poucos instantes a formação de uma imensa bola de fogo anunciava a explosão do reator rico em Urânio-235, elemento químico de grande poder radioativo.

Com o ocorrido, a usina de Chernobyl liberou uma quantidade letal de material radioativo que contaminou uma quilométrica região atmosférica. Em termos comparativos, o material radioativo disseminado naquela ocasião era assustadoramente quatrocentas vezes maior que o das bombas utilizadas no bombardeio às cidades de Hiroshima e Nagasaki, no fim da Segunda Guerra Mundial. Por fim, uma nuvem de material radioativo tomava conta da cidade ucraniana de Pripyat.

Ao terem ciência do acontecido, autoridades soviéticas organizaram uma mega operação de limpeza composta por 600 mil trabalhadores. Nesse mesmo tempo, helicópteros eram enviados para o foco central das explosões com cargas de areia e chumbo que deveriam conter o furor das chamas. Além disso, foi necessário que aproximadamente 45.000 pessoas fossem prontamente retiradas do território diretamente afetado.

Para alguns especialistas, as dimensões catastróficas do acidente nuclear de Chernobyl poderiam ser menores caso esse modelo de usina contasse com cúpulas de aço e cimento que protegessem o lugar. Não por acaso, logo após as primeiras ações de reparo, foi construído um “sarcófago” que isolou as ruínas do reator 4. Enquanto isso, uma assustadora quantidade de óbitos e anomalias indicava os efeitos da tragédia nuclear.

Buscando sanar definitivamente o problema da contaminação, uma equipe de projetistas hoje trabalha na construção do Novo Confinamento de Segurança. O projeto consiste no desenvolvimento de uma gigantesca estrutura móvel que isolará definitivamente a usina nuclear de Chernobyl. Dessa forma, a área do solo contaminado será parcialmente isolada e a estrutura do sarcófago descartada.

Apesar de todos esses esforços, estudos científicos revelam que a população atingida pelos altos níveis de radiação sofre uma série de enfermidades. Além disso, os descendentes dos atingidos apresentam uma grande incidência de problemas congênitos e anomalias genéticas. Por meio dessas informações, vários ambientalistas se colocam radicalmente contra a construção de outras usinas nucleares.


Como está hoje:

Com a ajuda de um drone, a pouco tempo atrás, foram capturadas imagens da atual Cidade Fantasma de Chernobyl.

O drone, mostra de maneira crua como a área em torno da usina nuclear de Chernobyl ainda guarda no seu presente profundas marcas do seu trágico passado. Nas imagens aparecem cenas aéreas de prédios abandonados e também locais fechados, com máscaras amontoadas e objetos pessoais, como brinquedos, que estão largados por ali há quase 30 anos. 

Hoje, localizada na região de Pripyat, na Ucrânia, a usina abandonada de Chernobyl serve de campo de estudo para especialistas que buscam entender o que aconteceu e quais os efeitos das partículas nucleares sobre a natureza. A área também é muito procurada por fotógrafos e documentaristas.









Curiosidades:



1 – O acidente em Chernobyl é o único que atingiu o nível 7 na Escala Internacional de Eventos Nucleares, o que o torna o maior acidente provocado pelo homem em toda a História.

2 – Para conter a situação, cerca de 800 mil pessoas se arriscaram e acabaram se expondo à radiação. Dessas pessoas, 25 mil morreram e 70 mil ficaram com sequelas graves.

3 – Dessas 25 mil pessoas que morreram, 20% cometeram suicídio.

4 – De acordo com o Greenpeace, o acidente acabou provocando a morte por câncer de 93 mil pessoas em todo o mundo.

5 – Muitas pessoas acabaram voltando à região infectada com a intenção de receber benefícios do governo. Outras simplesmente jamais saíram, ou voltaram sem se importar em morrer.

6 – Existem planos de usar as regiões ao redor do acidente para atividades que envolvam estudos sobre lixo radiativo e a interferência desse material em áreas naturais.

7 – Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas vivem em regiões consideradas contaminadas pelo acidente.

8 – A região acabou se tornando um santuário de vida selvagem, abrigando populações de lobos, veados, castores, águias e diversos outros animais.

9 – Todas as residências renovadas de Chernobyl hoje têm uma placa com o nome de seus proprietários.

10 – Depois do acidente nuclear, a floresta da região deixou de ser verde e se tornou avermelhada.

11 – A saúde física e psicológica das pessoas afetadas pelo acidente nuclear é, ainda hoje, o maior problema de saúde pública do mundo.

12 – As mulheres grávidas que estavam na região do acidente foram orientadas a realizarem abortos, para que seus filhos não nascessem com graves problemas de má formação.

13 – Felizmente, o número de mortes provocadas por câncer ou outros problemas de saúde ocasionados pelo acidente foi menor do que o esperado.

14 – A Bielorrússia teve 70% de seu território contaminado devido ao acidente nuclear de Chernobyl.

15 – De acordo com a NRC, a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA, 28 dos trabalhadores da usina de Chernobyl morreram nos quatro meses que sucederam o acidente.

16 – Segundo o Greenpeace, pelo menos 60 mil casos de câncer na tireoide tiveram relação com o acidente.

17 – De todo o material radiativo do acidente, 97% continua no local.

18 – Segundo a comissão do Fórum de Chernobyl, espera-se que mais 9 mil pessoas ainda morram de câncer em decorrência da exposição radiativa.

19 – Duzentas toneladas de material radiativo estão em Chernobyl ainda.

20 – O último reator de Chernobyl foi desligado há apenas 14 anos.

21 – Especialistas afirmam que a região vai levar pelo menos mais 100 anos até ser considerada livre de poluição radiativa.

22- A chuva nuclear chegou a lugares tão distantes quanto a Irlanda.

23- Apenas 31 pessoas realmente morreram durante o evento. A maioria das mortes ocorreu mais tarde, como resultado da radiação.

24- Seis dias depois do desastre de Chernobyl, três mergulhadores voluntários nadaram na sala cheia de água radioativa no reator. Seu objetivo era liberar a água a fim de evitar outra explosão dentro da usina potencialmente muito poderosa . Todos os três morreram pela radiação.

25- As árvores mortas e folhas caídas perto de Chernobyl não estão deteriorando.

26- Há uma espécie de fungo que cresce no reator de Chernobyl e se alimenta da radiação.

27- A União Soviética não admitiu que um reator explodiu em Chernobyl até quase três dias depois, quando a radiação do desastre disparou alarmes em uma usina nuclear na Suécia a 1.000 km de distância.

28- Há uma população de javalis radioativos na Alemanha, causada pelo desastre de Chernobyl e seu número está aumentando.

29- O acidente aconteceu em três fases: explosão de vapor, incêndio e derretimento nuclear.

30- O “caixão” que contém os restos do reator só foi finalizado em 1986. Ele tem como objetivo absorver a radiação e conter o combustível que sobrou na usina. A validade da estrutura é de 30 anos, aproximadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário